Economia Solidária

 

 

 

 

ECONOMIA SOLIDÁRIA NO IFSC

 

 

O IFSC atende uma parcela da população a margem da devida inserção social, carentes de ações que os integrem a uma condição mínima de emprego e renda. Cursos do programa mulheres MIL, cursos FIC, especialmente na modalidade PROEJA e diversos projetos de extensão são exemplos de ações que alinhadas a missão do IFSC, buscam suprir as demandas deste deste público estratégico.

A Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas acredita na economia solidária como uma alternativa sustentável de inserção no mundo do trabalho e geração de renda ao público desfavorecido mencionado, como por exemplo o programa Mulheres Mil já que oferece boas oportunidades de desenvolver projetos de extensão que fomentam iniciativas de geração de trabalho e renda por meio de empreendimentos de economia solidária.

 

Durante o ano de 2013, a coordenação de articulação de políticas sociais e alguns servidores engajados em ECOSOL, desenvolveram uma série de atividades com o intuito de fomentar a economia solidária na instituição. Um mapeamento de demandas internas foi realizado, seguido do mapeamento dos servidores interessados em capacitação sobre o tema. Alguns eventos marcaram o ano como:

  • Encontro Nacional de Incubadoras e Programas/Projetos Universitários de Apoio à Economia Solidária: de 11 a 13 de junho, servidores do IFSC participaram em Luziânia, Goiás. Os objetivos do encontro foram debater e elaborar proposições sobre as políticas de economia solidária e de desenvolvimento científico e tecnológico e o papel das instituições de ensino para a promoção de um processo de desenvolvimento nacional sustentável e solidário.

  • Debate sobre Economia Solidária no IFSC: realizado em Lages em 29 de agosto, no SEPEI, objetivou iniciar a discussão sobre o tema e buscar estratégias para ampliar e potencializar a sua aplicação.

  • OFICINA DE INTRODUÇÃO A ECONOMIA SOLIDÁRIA: realizada nos dias 26 e 27 de novembro de 2013 em Florianópolis, conteou com a parceria do centro de formação em economia solidária e possibilitou introduzir o tema a um grupo maior de interessados (70 servidores). A oficina propiciou a reflexão sobre os desafios sociais que enfrentamos e forneceu insumos para buscarmos outras alternativas para superá-los, como a economia solidária.

 

 

Economia Solidária - Oficina em 2013

 

Economia Solidária - Oficina em 2013

 

Economia Solidária - Encontro de Servidores do IFSC

 

 

 

AddThis Social Bookmark Button
   
Estude no IFSC - Vagas abertas - Clique aqui
 
 Cadastro de interesse

Observatório de egressos

Carta de serviços ao cidadãoAcesso à informação
Ouvidoria
Desenvolvido em Joomla!