Alunos do IFSC discutem movimento estudantil

Nesta terça-feira (21), cerca de 60 alunos de diversos câmpus do IFSC se reuniram, no auditório do Câmpus São José, para mais um encontro de estudantes do Instituto. Além de conhecer melhor os colegiados da instituição, os estudantes trocaram experiências e começaram a se organizar em grupos regionais para elaborar uma carta a ser entregue para a reitora. A intenção é realizar encontros regionais para discutir as necessidades dos câmpus.

Os alunos presentes no evento de ontem representam os discentes dos seus câmpus e passaram a se articular de maneira mais organizada após o primeiro encontro realizado em abril no auditório da Reitoria. O IFSC arca com as despesas de transporte e alimentação dos alunos e os próprios estudantes é que definem a programação do evento.

Na parte da manhã, o presidente do Centro Acadêmico do curso de Hotelaria do Câmpus Florianópolis-Continente e representante dos estudantes no Comitê Gestor de Assistência Estudantil, Alexandre Marques Rocha, apresentou aos alunos os colegiados do IFSC e indicou em quais os estudantes possuem representantes. Utilizando o próprio site do IFSC, Alexandre falou rapidamente sobre o Conselho Superior (Consup); o Colégio de Dirigentes (Codir); o Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe); a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e o colegiado do câmpus. As informações de todos os colegiados podem ser conferidas aqui.

No período da tarde, os estudantes se reuniram em grupos por região e trabalharam em cima de perguntas norteadoras sobre o movimento estudantil. As discussões foram compartilhadas e debatidas por todos. “Foi um consenso propor ao IFSC que o próximo encontro não seja um só, reunindo todos os câmpus, mas sim fazermos encontros regionais por acreditarmos que será mais produtivo para discutirmos as dificuldades e as necessidades dos câmpus em relação ao movimento estudantil”, destaca Alexandre.

A aluna do curso de Física do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Meriellen Colares, que também é representante dos estudantes no Comitê Gestor de Assistência Estudantil, disse que a proposta do grupo de estudantes para o IFSC é, além de fazer o próximo encontro de maneira regional, que a duração seja maior para facilitar a participação dos estudantes de câmpus mais distantes. A intenção é que cada região aponte suas necessidades e demandas - que devem abordar a infraestrutura dos câmpus, a resolução do Programa de Atendimento ao Estudante em Vulnerabilidade Social (Paevs) e os regimentos internos - que serão agrupadas em uma carta para ser entregue à reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, num último encontro do ano.

A diretora de Assuntos Estudantis do IFSC (DAE), Girlane Bondan, explica que a proposta de ter encontros regionais será analisada em função da logística e da disponibilidade de orçamento. Na abertura do encontro, a professora ressaltou a importância dos alunos se organizarem e assumirem a sua representatividade. “A gente não quer falar pelo aluno, mas sim deixar que o aluno fale o que quer. Para isso, vocês precisam se organizar e trazer as demandas para a gente, ocupando os espaços nas comissões e colegiados”, disse aos representantes discentes presentes no evento.

Algumas questões levantadas pelos representantes discentes no encontro desta terça já estão sendo organizadas em uma primeira carta que deve ser entregue à dirigente do IFSC ainda nesta semana. “Alguns alunos comentaram sobre situações de machismo e xenofobia envolvendo servidores”, comentou Meriellen.

Representação estudantil nos câmpus

Diversos câmpus do IFSC já possuem Centros Acadêmicos e grêmios que podem ser procurados pelos alunos para sugestões, críticas ou dúvidas. Tanto o Alexandre quanto a Meriellen, além de integrarem o Comitê Gestor de Assistência Estudantil do IFSC, fazem parte do movimento Resistência Estudantil contra os Cortes na Educação (RECCE) – que é um movimento independente – e disponibilizaram o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para os alunos que quiserem entrar em contato com o grupo. Há também a página RECCE2016 no Facebook em que são divulgadas informações para os estudantes.

Por Marcela Lin | Jornalista IFSC